segunda-feira, 1 de abril de 2013

Filosofia Política IV (Cláudio Oliveira)

GFL00068 - FILOSOFIA POLITICA IV - O1 - Niterói
Horários da turma: Quinta-feira 14:00 às 18:00



Prof. Cláudio Oliveira

O curso pretende ser uma leitura minuciosa do item I. “A Mercadoria”, da Primeira Parte (“Mercadoria e dinheiro”), do Livro Primeiro (“O processo de produção do capital”), de O Capital de Karl Marx. O texto deverá ser entendido dentro de um processo de construção da Economia Política de Marx que se inicia com a redação dos Grundrisse (entre 1857 e 1858), passa pela redação de Para a crítica da economia política (de 1859) e pelos Manuscritos de 1861-1863, até culminar na publicação do livro primeiro de O Capital em 1867. Embora o curso seja oferecido numa disciplina de Filosofia Política, pretende-se mostrar que o primeiro item da primeira parte do Livro Primeiro de O Capital contém algo que poderíamos chamar de uma ontologia mínima ou uma filosofia da linguagem elementar marxianas, propondo uma indistinção fundamental entre política, ontologia e linguagem. O texto de Marx será lido, nesse sentido, à luz de desdobramentos posteriores do pensamento ocidental, como o pensamento de Heidegger sobre a manualidade e o utensílio em Ser e Tempo, a linguística de Saussure e a psicanálise de Jacques Lacan.

Bibliografia:

MARX, Karl. Grundrisse: manuscritos econômicos de 1857-1858: esboços da crítica da economia política. São Paulo: Boitempo; Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2011.
__________. Para a crítica da economia política. In: Manuscritos econômico-filosóficos e outros textos escolhidos. São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Coleção Os Pensadores).
__________. Para a crítica da economia política. Manuscrito de 1861-1863 (cadernos I a V). Terceiro Capítulo – O capital em geral. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.
__________. O Capital: crítica da economia política. Livro I. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998.
ROSDOLSKY, Roman. Gênese e estrutura de O Capital de Karl Marx. Rio de Janeiro: Eduerj: Contraponto, 2001.
ZIZEK, Slavoj. Um mapa da ideologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
____________. O mais sublime dos histéricos: Hegel com Lacan. Rio de Janeiro: Zahar, 1991. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário