sábado, 30 de março de 2013

Problemas metafísicos IV (Carlos Tourinho)


Universidade Federal Fluminense – UFF                                                                                        
Instituto de Ciências Humanas e Filosofia – ICHF
Departamento de Filosofia – GFL
Disciplina: “Filosofia Geral: Problemas Metafísicos IV”
Professor: Carlos Diógenes C. Tourinho


1º Semestre de 2013 – Segunda-feira e Quarta-feira / 11:00 hrs às 13:00 hrs.

Descrição: pretende-se apresentar a crítica de Bergson ao projeto da psicofísica do século XIX de uma “espacialização do pensamento”. Serão apresentadas as teorias de Bergson acerca da duração e da memória. E por fim, será apresentada a hipótese bergsoniana da co-extensão da consciência à vida.

Programa: As transformações produzidas pela Revolução Científica do século XVII. O método experimental das ciências naturais. O processo de naturalização do “espírito”. A psicofísica do século XIX e o surgimento do projeto científico da Psicologia. O problema metafísico das relações entre o corpo e o espírito. A especificidade do “espírito” na filosofia de Henri Bergson: Consciência, Memória e Duração. A espacialização ilegítima da duração interior de nossa vida consciente. Sobre a relação entre o espírito e o corpo: dependência X solidariedade. A hipótese bergsoniana da co-extensão da consciência à vida.

Bibliografia:
Bergson, H. Ensaio sobre os dados imediatos da consciência. Lisboa: Edições 70, ([1887] 2008).
__________ Matéria e memória. Ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. São Paulo: Martins Fontes, ([1896]1999).
_________ “A consciência e a vida”. In: Col. Os Pensadores, Bergson. São Paulo: Abril Cultural, ([1911]1979).
Boring, E. G. & Herrnstein, R. J. Textos Básicos de História da Psicologia. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1971.
Tourinho, C. D. C. “Memória, Duração e Consciência no pensamento de Henri Bergson”. In: Tourinho, C. D. C. & D’Angelo, M. Margens do Contemporâneo. Rio de Janeiro: Booklink/ EDUFF, 2008.                                     
_________ “Memória e voluntariedade: a consciência na filosofia de Henri Bergson”. In: Revista Portuguesa de Filosofia, Vol 67, fascículo 04 (2011), pp. 807-814.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário