sábado, 30 de março de 2013

Problemas metafísicos III (Alexandre Costa)


Filosofia Geral: problemas metafísicos III

Prof. Alexandre Costa

Horário: Sexta-feira, das 9h às 13h


Ementa

            O curso promoverá um estudo monográfico, tendo a obra de Heráclito de Éfeso como seu objeto de análise. Pretende-se expor, desse modo, não apenas uma interpretação acurada e detida dos fragmentos que restaram de sua obra, mas também o contexto histórico-filosófico em que o seu pensamento desponta, abordando, igualmente, as delicadas condições de preservação da sua obra e da sua sobrevivência, o que torna obrigatório considerar como se realiza o processo atual de estabelecimento de textos perdidos em sua integridade. Num segundo momento do curso, a análise da obra heraclítica ocupar-se-á com um outro sentido da sua sobrevivência, eminentemente filosófico, abordando a presença e o impacto do pensamento de Heráclito ao longo da história da filosofia, seja (a) nos filósofos que lhe são imediatamente posteriores, como Empédocles e Demócrito, seja (b) nas obras já mediatamente posteriores, como nos casos de Platão e Aristóteles. como também (c) em importantes obras filosóficas da Modernidade e da Contemporaneidade, em que se destacam os legados de Hegel, Nietzsche e Heidegger.


Bibliografia básica:


HERÁCLITO. Heráclito: fragmentos contextualizados. Edição bilíngue. Apresentação, tradução e        comentários por Alexandre Costa. São Paulo, Odysseus, 2012.

___________. Logos heraclítico. Estudo e tradução de Damião BERGE. Rio de Janeiro, Instituto        Nacional do Livro, 1969.

___________. Fragmentos. In: Os pensadores originários. Edição bilíngue. Tradução de E.       Carneiro Leão. Petrópolis, Vozes, 1993.

___________. Fragmentos. In: Os pré-socráticos. Tradução de J. C. de Souza. São Paulo, Abril            cultural, 1989 (coleção Os pensadores).

Nenhum comentário:

Postar um comentário