domingo, 31 de março de 2013

História da Filosofia (Antonio Serra)

HISTÓRIA DA FILOSOFIA
GFL 02004
Quintas – 9 às 11 horas

Pensamento brasileiro em perspectiva é o título que talvez possamos dar a este curso, resultante do incentivo de alguns alunos de Filosofia. O pensamento brasileiro abarca, nesse caso, não apenas a Filosofia em sentido estrito, mas outras modalidades de investigação e reflexão (e de provocação à reflexão) sobre problemas sociais, estéticos, morais, técnicos e científicos, assim como, especialmente, sobre as questões clássicas da identidade e do projeto nacionais.
A perspectiva com que abordaremos esses temas é dupla:
·        ao examinar como essa atividade reflexiva quis responder às exigências e peculiaridades de ‘nossa’ realidade particular e, ao mesmo tempo, buscou se sintonizar e dialogar com correntes de pensamento que já haviam alcançado certa representatividade internacional. (Só para ilustrar esta duplicidade de referências, basta citar a situação contraditória vivenciada no período imperial pelos adeptos das concepções liberais mais avançadas ao tentar aplicá-las a uma sociedade escravista);
·        ao enfatizar o vínculo histórico entre a vida intelectual e a experiência humana ao longo da formação e – por que não? – da invenção de nossa sociedade.
Dado o teor exploratório e panorâmico dessa proposta, seu andamento dependerá bastante do envolvimento dos alunos seja no levantamento de pensadores, obras, correntes e momentos históricos, seja principalmente na seleção e discussão dos tópicos pertinentes. (A. Serra: aserra@id.uff.br)

Um comentário:

  1. essa matéria não ta disponível para inscrição. alguém sabe o que houve? grato
    Mauricio

    ResponderExcluir