sábado, 30 de março de 2013

Epistemologia IV (Carlos Tourinho)


Universidade Federal Fluminense – UFF                                                                                        
Instituto de Ciências Humanas e Filosofia – ICHF
Departamento de Filosofia – GFL
Disciplina: “Epistemologia IV”
Professor: Carlos Diógenes C. Tourinho


1º Semestre de 2013 – Segunda-feira e Quarta-feira / 09:00 hrs às 11:00 hrs.

Descrição: o curso tem como objetivo esclarecer o problema fenomenológico da relação entre a consciência e o mundo. Ao abordar o referido problema, o curso pretende apresentar a especificidade da atitude fenomenológica, bem como da estratégia metodológica adotada pela fenomenologia de Husserl para revelar o mundo na sua totalidade como “fenômeno”.
Programa: O contexto de surgimento da fenomenologia e o projeto filosófico de Edmund Husserl. A “tese do mundo” e o realismo ingênuo na atitude natural. O mundo revelado como realidade de fatos, a objetividade transcendente e os limites da percepção empírica. A estratégia metodológica de Husserl para o alcance de “evidenciações apodíticas”: o exercício da epoché em relação à posição de existência das coisas. A redução fenomenológica como método de evidenciação dos fenômenos. A autêntica objetividade imanente e a abertura do campo fenomenal. O lema do “retorno às coisas mesmas”: elucidar, determinar e distinguir a coisa em sua doação originária.
Bibliografia:                                                                                                               Fragata Sj, J. Problemas da Fenomenologia de Husserl. Braga: Livraria Cruz, 1960.  Husserl, E. Investigações Lógicas. Progômenos à Lógica Pura. Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2005.                                                                             _________ A Idéia da Fenomenologia. Lisboa: Edições 70, 2000.                              _________ Idéias para uma fenomenologiaaa pura e para uma filosofia fenomenológica. Aparecida-SP: Idéias & Letras, 2002.                                                  Tourinho, C. D. C. “A fenomenologia transcendental de Husserl: notas sobre a história do pensamento fenomenológico”. In: Tourinho, C. D. C. & Bicudo, M. A. Fenomenologia: influxos e dissidências. Rio de Janeiro: Booklink Publicações, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário