segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Filosofia Moderna I (Bernardo Oliveira) - 2012.2

História da Filosofia Moderna I
Prof. Bernardo Barros  Oliveira
Estudo de três discursos sobe o método filosófico emblemáticos da modernidade: o tratado cartesiano O discurso do método ,a introdução da Crítica da razão pura, de Kant,  e a introdução da Fenomenologia do espírito, de Hegel. O objetivo é mostrar como o pensamento moderno procura indicar com a noção de método um caminho correto de pensar, ao mesmo tempo em que com isso traça os limites do campo abrangido pela atividade do filósofo.
Conteúdo:
1-      A idéia de método como fundamentação da atitude filosófica através a da auto-fundação do pensamento. A delimitação do campo e do percurso da filosofia primeira. Texto: Partes 1 a 4 de O discurso do método, de R. Descartes.
2-      A proposta de uma filosofia transcendental, ou a investigação das condições de possibilidade a priori do conhecimento como território próprio do filósofo, na Crítica da razão pura, de Kant. Texto: Introdução da Crítica da razão pura.
3-      O método dialético e a noção de ciência da experiência da consciência enquanto coincidência do método e do território do filósofo, proposto por Hegel. Texto: Introdução da Fenomenologia do espírito.

Bibliografia básica:
Descartes, R. O Discurso do método. Trad. J. Guinzburg e Bento Prado Júnior. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
Hegel. G.Fenomenologia do espírito. Trad. Henrique Lima Vaz. São Paulo: Nova Cultural, 1988.
Kant, I. Critica da razão pura. Trad. de Valério Rohden e Udo B. Moosburger. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

Nenhum comentário:

Postar um comentário